Sobrevivência em Grupo

Como preparar outras pessoas sem que elas percebam o motivo

Como deixar outras pessoas preparadas para desastres sem que elas saibam o motivo? Obviamente, não revelando o motivo; e você também não tem que ficar contando histórias de gato para os passarinhos, pois eles já saem voando só de saberem o título da história ou de verem a capa do livro! Alguns entram em pânico até mesmo com histórias de passarinhos! Histórias de gatos então, podem infartá-los. Ovelhas não gostam muito de cães pastores, pois eles se parecem com os lobos e vivem lembrando que há lobos lá fora. Vida de cão-pastor não é fácil! Cães pastores não se vestem de ovelha; os lobos, sim, pois assim podem viver no meio delas, cheios de lábias, serem idolatrados.

Se você quer mudar a mentalidade de um povo, mude o seu (do povo) comportamento”. – Prof. Olavo de Carvalho.

Venda o que o cliente quer e entregue o que ele precisa. Por exemplo, não convide alguém para um curso de natação por causa de desastres, inundação, dilúvio, etc. Convide-a para que ela possa aproveitar melhor o clube recreativo no fim-de-semana. Não diga a alguém para comprar um cão de guarda para segurança por causa da violência, mas por que os cães são os melhores amigos do homem, são inteligentes e divertidos, etc.

Ao preparar mochilas, valorize a praticidade dos kits prontos para viagens, e não ‘viaje’ nos desastres. Demonstre uma aplicação útil para cada nó e amarração que ensinar, começando pelos diversos tipos de amarração de cadarços de calçados, passando pelo nó de gravata, e avançando para escotismo, montanhismo, pesca, marinharia, caminhoneiro, etc.

Se a pessoa gosta de ler ou assistir filmes, sempre indique livros ou filmes que demonstrem claramente o valor das habilidades e da preparação como algo necessário para vencer os desafios que o mundo nos impõe.

Desperte o interesse das pessoas pelo grande valor que as habilidades tiveram na história da humanidade e na superação de limites, na valorização de cada indivíduo perante os demais, sendo útil de diversas formas diferentes em circunstâncias diversas.

Ou seja, …

Utilize sempre uma narrativa positiva!

Ninguém precisa esconder a verdade porque as pessoas já se escondem dela. E como disse Mark Twain, “É mais fácil enganar uma pessoa do que prevenir que seja enganada”.

Saiba mais sobre esse assunto lendo o livro ‘Sobrevivência em Grupo

® Copyright – Direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução dos textos acima sem a autorização do autor Lúcio A. Resende Jr. – sobrevivencia.com.br